Tufic Nabak

"Divulgando a Cultura Árabe no Ocidente"

 

Nascido no Líbano na cidade de Ras Baalbeck, Tufic Nabak atua no cenário artístico desde 1983. Começou a dançar aos dez anos, em seu país, e já participou de vários grupos de danças folclóricas árabes, nos quais teve grandes profissionais renomados como mestres.

O libanês se instalou no Brasil em 1990 e atualmente se tornou referência em estudos das danças árabes no país, mantendo as raízes do Folclore Árabe de sua terra. Ele se dedica ao estudo de sua cultura, marcando sua trajetória no mundo da música árabe e dos espetáculos teatrais, através das artes cênicas, da dança e da percussão.

Em 1998, Tufic iniciou sua carreira no Brasil através de uma grande experiência profissional na participação do filme "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho, como elenco de apoio e como consultor de língua e cultura árabe, colaborando ainda nas cenas em que dança o Dabke, uma tradição árabe que veio a se tornar sua especialidade. Além disso, atua como ator, reúne várias aparições em curtas-metragens, editoriais de revistas, artigos de jornais e televisão, inclusive na novela "O Clone", da Rede Globo.

O conceituado bailarino profissional internacional desenvolveu longa trajetória de estudo e pesquisa nas danças orientais árabes e nas artes cênicas, antes de fundar o grupo Nabak sediado no Clube Sírio e Libanês de Juiz de Fora, em que exerce a função de Diretor Cultural. Desde então, Tufic apresenta-se em grandes eventos tradicionais por todo o Brasil e fazendo parte de comissões de júri entre os maiores renomes da dança do país.

O bacharel em Turismo fundou o Centro Cultural Árabe Nabak, "O Berço das Danças Árabes de Juiz de Fora", resgatando um pouco das tradições e dos costumes de sua terra e representando a colônia significativa e tradicional da cidade. Além de produzir e organizar eventos voltados para a cultura árabe, o professor ministra curso de língua árabe, palestras, workshops, oficinas, avaliações de bailarinas e cursos profissionalizantes de danças folclóricas no próprio Centro Cultural e em todo o Brasil.

Após décadas de dedicação, Tufic já conquistou várias homenagens e prêmios e já se apresentou para platéias ilustres, em que figuravam nomes como embaixadores, cônsules, entre outras personalidades.

Nabak realiza turnês no Líbano e na Síria com freqüência durante meses de pesquisas, buscando aperfeiçoar os seus estudos e trazendo sempre mais novidades para o Ocidente.

Como resultado de seu trabalho, o libanês foi convidado para participar no Programa do Jô da Rede Globo. Além de ser entrevistado pelo Jô Soares, o bailarino realizou uma apresentação de danças folclóricas árabes no final da entrevista durante o programa. 

Em 2011, o Grupo Nabak obteve, do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, reconhecimento pelo trabalho de divulgação e preservação da cultura libanesa no Brasil. Motivo de orgulho, tal reconhecimento foi mais um marco na trajetória de 10 anos do Grupo Nabak.

Representando o Brasil na sua terra, Tufic Nabak foi convidado em 2012 pela bailarina libanesa Amani para estar entres os Mestres Convidados do "Amani Oriental Festival" em Beirute no Líbano. O bailarino se apresentou no show de gala, ministrou workshop e fez parte do corpo do júri do evento. Em 2013, o libanês comemorou seus 15 anos de carreira no Brasil com o lançamento de seu livro, Um Líbano Inesquecível - Uma viagem à cultura libanesa.

Em 2014, Tufic foi convidado pela Rede Globo para ser o orientador de danças árabes da minissérie "Dois Irmãos", onde ministrou aulas de Dabke para os atores da trama e participou ainda nas cenas de dança. Em 2015, o bailarino evidenciou o seu conhecimento na mesma emissora ao falar sobre a cultura árabe no programa "Encontro com Fátima Bernardes" e foi a capa da revista Oriente Encanto e Magia de São Paulo.


 

Tufic Nabak
Bailarino Profissional Internacional de Danças Árabes
Especializado em Folclore Árabe no Líbano
Professor e Coreógrafo
Diretor Cultural do Clube Sírio e Libanês de Juiz de Fora

Fundador e Diretor do Centro Cultural Árabe Nabak

Profissional Credenciado Excelência Oriente 5 Estrelas

Instrutor e Tradutor de Língua Árabe
Palestrante e Consultor de Cultura Árabe

Produtor e Organizador de Eventos Culturais
Pesquisador das Artes Cênicas
Bacharel em Turismo

 

"O objetivo de seu trabalho é lutar para concretizar o sonho de reviver uma parte da cultura árabe, uma vez que nem o tempo nem a distância conseguiram apagar da memória os costumes e as tradições de sua terra."


Confira a matéria de Tufic Nabak no site da Agência de Notícias Brasil-Árabe

http://www.anba.com.br/noticia/21867017/artes/um-mestre-no-dabke


Confira a matéria de Tufic Nabak no site de Gshow.Globo

http://gshow.globo.com/TV-Integracao/noticia/2017/01/libanes-ajuda-elenco-de-dois-irmaos-realizar-roda-de-dabke.html





Filme "Lavoura Arcaica"
Confira a cena:

http://www.youtube.com/watch?v=fzRm2KgT0qo


"Lavoura Arcaica" com o ator Raul Cortez


Novela "O Clone" com a atriz Eliane Giardini


Layout Mostra de Cinema Iraniano


Espetáculo Teatral Premiado "Orixás"


Turnê no Líbano


Turnê no Líbano


Entrevista no Programa "Jô Soares"


Entrevista no Programa "Jô Soares" Rede Globo


Show na Residência do Cônsul Geral do Líbano


Amani Oriental Festival in Beirut / Lebanon


"Dois Irmãos" com o ator Antonio Fagundes


Participação da Capa da Revista Oriente



Entrevista no Programa "Encontro com Fátima Bernardes" Rede Globo



Na estreia da minissérie "Dois Irmãos" com o ator Cauã Reymond

 

Copyright © Tufic Nabak - Todos os direitos reservados. All rights reserved. 2012.

  Site Map