Grupo Nabak

Folclore Árabe e Dança do Ventre

Clube Sírio e Libanês - Juiz de Fora / MG

 

O Grupo Nabak foi fundado em 2001, no Clube Sírio e Libanês de Juiz de Fora, sob a direção do libanês Tufic Nabak. O grupo teve origem nas gravações do filme Lavoura Arcaica e na participação do Desfile Sesquicentenário de Juiz de Fora, em comemoração aos 150 anos da cidade.

O Nabak, assim, traz um pouco das raízes orientais, apresentando a expressão típica do povo árabe, com o objetivo de representar e divulgar a arte da dança e da cultura árabe. O grupo marcou sua estréia em sua sede, em comemoração aos 37 anos do Clube Sírio e Libanês, e desde então vem se apresentando em grandes eventos tradicionais por todo o Brasil.
Ao longo de sua trajetória, o grupo já conquistou várias homenagens 
e prêmios por todo o país e ganhou um caráter profissional, tornando-se mais conhecido por várias regiões do país e do exterior.
O Grupo Nabak obteve, do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, reconhecimento pelo trabalho de divulgação e preservação da cultura libanesa no Brasil. Motivo de orgulho, tal reconhecimento foi mais um marco na trajetória de 10 anos do Grupo Nabak.

As apresentações do Nabak têm sido recebidas com bastante entusiasmo 
e emoção pelo público que acredita e participa do seu trabalho.

´´ Grupo Nabak, lutando para concretizar o sonho de reviver

uma parte da cultura árabe! ``.

*

Centro Cultural Árabe Nabak

Berço das Danças Árabes de Juiz de Fora

O Clube Sírio e Libanês foi fundado em 1964, sendo o resultado da iniciativa da colônia sírio-libanesa de Juiz de Fora. A comunidade de imigrantes e descendentes criou a agremiação com o objetivo de preservar as tradições de seu povo e de reviver seus costumes.
As grandes reuniões anuais da comunidade árabe são festejadas em comemoração ao aniversário do clube e em comemoração as datas da independência da Síria e do Líbano, contando com as comidas típicas e com apresentações de danças árabes do Grupo Nabak.
Sob a coordenação do Diretor Cultural do Clube Sírio e Libanês, Tufic Nabak, o Centro Cultural Árabe Nabak foi fundado em 2003, no próprio clube, com o objetivo de resgatar os costumes e tradições da terra.

O Centro Cultural Árabe Nabak é considerado atualmente referência da cultura árabe do país. O espaço é utilizado para realizações de atividades artísticas, oferecendo aulas regulares de dança do ventre, folclore e língua árabe. 
Além de promover workshops, oficinas, aulas especiais de avaliações de bailarinas, cursos profissionalizantes, palestras, exposições, espetáculos e feiras culturais, o centro cultural implantou um curso profissionalizante individual que tem sido muito vantajoso aos participantes de várias cidades do país – uma vez que a didática e mais focada e personalizada.

O espaço recebe visitas e convidados que têm um grande interesse pela nossa cultura e que querem conhecer mais sobre os costumes e as tradições árabes. Além disso, o espaço oferece produtos árabes à venda como trajes típicos, adereços, artesanatos, dvd´s, cd´s, livros e entre outros. Além dos produtos, é possível degustar comidas e doces típicos através de encomendas para festas, jantares e outros eventos.

Agende-se e seja bem vindo em nosso espaço consagrado!!!
*

Feira Cultural Árabe

O Grupo Nabak promove anualmente a Feira Cultural Árabe em Juiz de Fora, reunindo uma grande variedade de atividades artísticas e culturais sobre os costumes e as tradições da terra. 
Além de resgatar as raízes desta cultura, a Feira Cultural Árabe tem o objetivo de esclarecer ainda mais sobre os aspectos deste mundo árabe que passou a despertar um grande interesse para o Ocidente.

O evento realiza um dia totalmente dedicado à cultura árabe, recebendo expositores de todo o país que oferecem ao público produtos típicos exclusivos relacionados à cultura árabe e oferecendo palestras, workshops, desfiles e apresentações. 
Durante toda a feira, o palco é dividido pelas tradicionais danças árabes com apresentações do Grupo Nabak que se somam as participações de grupos e bailarinos de todo o país, abrilhantando o nosso evento.

A tradição, cultura e arte da Feira Cultural Árabe movimentam o cenário das danças árabes no Brasil!!!

*

Festival de Danças Árabes de Juiz de Fora

O Grupo Nabak promove anualmente o Festival de Danças Árabes de Juiz de Fora com o objetivo de divulgar a cultura árabe e favorecer a integração entre professoras, coreógrafas, bailarinas, grupos e alunos de diversas escolas de danças árabes da cidade.

O evento conta com várias apresentações de danças folclóricas árabes e de dança do ventre, enfocando uma tradição profundamente marcada pela alegria.

´´Uma noite de destaque com as bailarinas de Juiz de Fora!``
*

Selo de Qualidade Nabak

O Grupo Nabak lançou em 2010 um novo desafio as profissionais de danças árabes do Brasil, o Selo de Qualidade Nabak, que tem como objetivo principal difundir o estilo da dança folclórica libanesa no Brasil.
Para obter mais informações, basta entrar em contato. 
Ahla u Sahla!!!

Confira o quadro das bailarinas selecionadas Selo de Qualidade Nabak

http://www.tuficnabak.com/selo_nabak_13.html


 

Copyright © Tufic Nabak - Todos os direitos reservados. All rights reserved. 2012.

  Site Map